Não anda recebendo a tão sonhada aprovação em concursos públicos? Talvez algo não esteja certo em seu método de estudo. Professores de cursinhos são taxativos: se não estudar da forma correta, não vai conseguir se sair bem na prova. Se você é concurseiro iniciante, temos algumas boas dicas que podem ser o diferencial para o próximo concurso público, que valem tanto para provas escolares como seus projetos de estudo universitário.

Passar no concurso

Bom material e atualizado é essencial – nem tudo o que está na net, como apostilas para concursos gratuitos, vale a pena servir como base para os seus estudos. As vezes é preciso investir um pouco do bolso para ter material de qualidade. Faça pesquisa, confira o ano de edição do material e compare com as notícias de atualizações do tema para saber se está diante

Estude ao menos duas horas por dia – estudos mostram que os primeiros 20 minutos de estudo servem apenas para a mente se concentrar. Estudando meia hora por dia, portanto, você não faz nada a não ser perder tempo. O ideal é 2h de estudo ao menos ou 4 horas, duas para cada matéria. Há quem foque mais ou menos, depende de sua disponibilidade.

Repita a leitura quantas vezes for necessário – ler por ler não adianta mesmo. Não adianta passar por 100 folhas de sua apostila se você não apreendeu o conteúdo. Há quem faça a si mesmo questionamentos orais do que acabou de ler ou repetir a mesma informação com outras palavras. Escolha o método, o importante é não ler apenas porque precisa acabar as folhas, mas ler para apreender o conhecimento.

Cochilar 5 minutos apenas ajuda – alguns personal coach indicam ter concentração total nos estudos e dormir não seria uma boa. Mas algumas pessoas estão cansadas, exausta de um dia de trabalho e para o cérebro, apenas 5 minutos de cochilo é o suficiente para manter a mente acordada e retomar a concentração. Se está exausto mentalmente, o melhor será mesmo descansar.

Revisão é essencial para apreender – uma forma de fixar ainda mais a matéria é revisar, e para isso você pode simplesmente reler suas anotações ou os pontos mais importantes a cada duas horas. Terminou um assunto? Releia com calma apenas os tópicos importantes e já terá um diferencial. No dia seguinte, após dormir (quando a matéria realmente fixa na mente), faça algumas questões e mostre que aprendeu mesmo o assunto. Resolver questões de concursos é outro segredo legal para fixar conteúdo e entender o nível e ritmo da prova.


Estudar para concursos públicos

Dê-se um dia de folga – o cérebro é uma máquina muito bem lubrificada, mas necessita de descanso como toda máquina para não quebrar por excesso de trabalho. Um dia de folga na semana é essencial para fornecer ao corpo o descanso necessário. Uma boa alimentação também é essencial, porque corpo saudável é crucial para estudos com sucesso. Praticar exercícios também ajuda a melhorar a sua disposição para os estudos, pois liberar hormônios essenciais para aumentar o ritmo do corpo.

Passar em um concurso público é uma das tarefas mais exigentes que o estudante já enfrentou na vida. O professor Evandro Guede do curso Alfacon cita em seus vídeos motivacionais que o primeiro passo é o aluno querer sair de sua situação atual. Querer é sempre um grande passo e um obstáculo a ser ultrapassado, mas contar com uma boa metodologia de estudo é crucial também. Se você não sabe ainda por onde começar, temos a seguir um passo a passo de como passar em concursos públicos que se for seguido a risca, pode te garantir a aprovação.

  • 1 – Torne-se um concurseiro porque você quer

Não faça concurso público porque uma amiga está fazendo, porque todo mundo está estudando ou seu pai acha o melhor para você, mas porque você quer. Muita gente se dá muito bem na vida privada e esse pode ser o seu caso, da grande maioria na verdade. Há quem não tenha nascido para o concurso público de fato e forçar uma dedicação não é um bom passo. Escolha esta meta porque te agrada e não porque pediram.

  • 2 – Encontre seu motivador

Todo mundo estuda melhor e trabalha muito mais quando tem um motivador, como as férias do seus sonhos, quer ter estabilidade financeira, sonha com um carro zero e jamais conseguiu comprar. Qual o seu motivador? Pode ser algo simples, mas com uma meta grande, você consegue trabalhar melhor com certeza. Escreva sua meta na capa do seu caderno de estudos e todos os dias vai olhar para ela e pensar o quanto falta pouco para chegar ao local desejado. Seu sonho está mais próximo do que imagina.

Dicas para Concurseiros

3 – Escolha o segmento que mais te interessa

Você adora bancos? Tem concurso da CEF, BB, Banrisul…dentre outros. Sua praia é Direito e tribunais? Observe quais te agrada pelo conteúdo programático de outros concursos. Graduado com licenciatura? Concursos de secretaria de educação, universidades e afins podem ser um bom passo. Fique na sua área, seu segmento. Se não curte matemática, não adianta forçar entrar em um concurso e todos os dias lidar com a disciplina.

4 – Selecione um método de estudos 

Há quem ame sala de aula e a atmosfera de todos os dias encontrar com concurseiros, então cursinhos para concursos são o ideal para você. Se não há tempo para sair de casa, video aulas pode ser uma boa ajuda. O uso de material impresso em apostilas ou livros é sempre bem vindo para quem aprende mais na leitura. O importante é obedecer a sua forma de aprendizado, que pode não ser igual a da maior parte dos seus amigos e professores.

5 – monte um horário de estudo e o siga com afinco

Ninguém aprende de verdade abrindo o livro uma vez por semana. Não é mesmo o melhor método. Se quer estudar, dedicação é crucial, e abrir o livro todos os dias em horários determinados ajuda a educar seu cérebro a estudar. Monte um horário e se o concurso estiver distante ainda, fique com estudos apenas de segunda à sexta, sem atrapalhar o descanso mental.

6 – Comece o quanto antes

Nada de estudar apenas quando o edital for publicado. Quanto antes focar nos estudos melhor! O ideal é seis meses de antecipação do certame.

Literaturas indicadas: 

– Como passar em concursos públicos, de William Douglas

– Dicas para passar em concursos públicos, de Alexandre Meirelles

 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *