Estresse e ansiedade são dois fatores que afetam a vida do trabalhador brasileiro. Para apaziguar esses fatores, confira como diminuir o estresse no ambiente de trabalho.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o estresse é considerado uma doença. Em um nível elevado, o estresse pode acarretar outros fatores, como a síndrome de burnout.
Proporcionado pelo esgotamento físico e mental no ambiente de trabalho. Se o trabalhador estiver passando por essa situação, em alguns casos precisa ser afastado ou sofrer aposentadoria precoce.
De acordo com a Consolidação de Leis do Trabalho (CLT), o empregado também pode exigir suas férias remuneradas, após os 12 meses de atividades, ele tem direito a 30 dias de férias remuneradas.
O funcionário pode calcular valor das férias remuneradas para saber quanto irá receber. Dessa forma, o funcionário estará ciente da quantos e terá o descanso adequado.
Entretanto, se o trabalhador ainda não tiver o tempo apropriado para exigir suas férias, existem algumas práticas que o funcionário pode fazer para diminuir essa sobrecarga de estresse e ansiedade.
Sintomas de estresse
São diversos os motivos que geram o estresse no trabalho e fazem mal para a saúde. Apesar da doença ser emocional, quando se estende por muito tempo acaba acarretando problemas físicos, cognitivos e emocionais.
Confira alguns dos sintomas mais vistos nesses casos
Cognitivo
- Inquietação;
- Problema de concentração;
- Perda de memória;
- Preocupação excessiva.
Físico
- Cansaço excessivo;
- Dores no peito;
- Dores de cabeça;
- Gastrite;
- Baixa imunidade.
Emocional
- Isolamento social;
- Sobrecarga;
- Mudança de humor;
- Irritabilidade;
- Insônia;
- Dificuldade para relaxar.
Cabe ressaltar que caso o funcionário esteja passando por algum desses problemas ou leves sintomas de estresse e ansiedade.
É importante o trabalhador procurar ajuda profissional de um psicólogo para evitar que os sintomas se agravem.
Caso você tenha se identificado com algum desses sintomas, confira algumas práticas para diminuir o estresse durante o dia a dia, ações que você poderá facilmente incluir na sua rotina.
Pausa para música
É sempre bom escutar uma música. No momento de estresse ou no dia a dia isso pode fazer com que você relaxe e consiga prosseguir mais concentrado.
Prática de meditação
A prática da meditação ajuda a pessoa a se acalmar. O exercício proporciona a diminuição do estresse e o melhor controle da respiração em momento de ansiedade.
Limite no trabalho
É importante impor limite entre o trabalho e a vida pessoal, ou seja, não responde e-mail ou mensagem de trabalho fora do horário comercial.
Prática de Tai chi chuan
Tai Chi chuan é uma forma de meditação em movimento. É uma arte marcial chinesa que favorece o relaxamento dos músculos e concentração.
Hobby
Ter um hobby auxilia na diminuição do estresse, pois o individuo terá a atividade como maneira de distração sobre a sobrecarga do dia a dia. Além de usar o hobby para conseguir descansar.