A busca por uma vida mais saudável é um assunto bastante popular na TV ou na internet. E a vitamina D se tornou muito conhecida, principalmente devido à associação com o sol.
Boa parte dessa questão tem a ver também com a visita regular ao médico e ter os exames em dia. E para quem precisa pagar por esses procedimentos pode conferir o plano de saúde Amil tabela de preços.
Continue a leitura para saber tudo sobre essa vitamina que, de tão importante, virou assunto, especialmente, nos últimos anos.
O que é a vitamina D?
Apesar do nome, a vitamina D é um hormônio, com diversas funções no nosso corpo. Confira onde ela impacta na nossa vida.
- Reduz a inflamação do organismo.
- Fortalece os dentes e os ossos.
- Atua no crescimento.
- Melhora o sistema imunológico, e a saúde muscular.
- Auxilia na prevenção de doenças crônicas, como diabetes e pressão alta.
Tudo isso justifica a fama da vitamina, e um dos pontos mais abordados é a relação com o sol. Isso porque, nosso organismo produz esse hormônio na forma da vitamina D3 através da exposição à luz solar.
Enquanto isso, a D2 é encontrada somente em alguns vegetais e fungos, assim como em suplementos e alimentos fortificados, como cereais.
Para que serve a vitamina D?
A principal função da vitamina D no nosso corpo está relacionada ao sistema osteomuscular. Por agir diretamente nas concentrações de cálcio e fósforo.
Doenças como a osteoporose estão ligadas a deficiência de vitamina D no organismo. E até mesmo o raquitismo em crianças.
Como já vimos, esse hormônio atua na saúde de ossos e músculos. Além disso, estudos recentes demonstraram a presença de receptores da vitamina em diversos órgãos e tecido. Esse entendimento pode aumentar a lista de partes do corpo influenciadas pela vitamina.
Por enquanto, a ciência aponta evidências da atuação do hormônio nos seguintes tecidos e processos:
- Atua no metabolismo do colágeno;
- Regula o magnésio;
- Auxilia no controle da hipertensão arterial sistêmica e obesidade;
- Libera a insulina pelo pâncreas e a prolactina pela hipófise;
- Previne alguns tumores como melanoma e alguns tipos de leucemias;
- Previne doenças autoimunes como esclerose múltipla, diabete melito tipo 1 e artrite reumatoide.
Fontes de Vitamina D
Agora que você já sabe mais sobre a atuação da vitamina D no nosso corpo, conheça as principais fontes de obtenção.
- Exposição ao sol: de 5 a 15 minutos para pessoas de pele clara e de 30 minutos a 1 hora para quem tem pele mais escura.
- Consumo de alimentos ricos em vitamina D: frutos-do-mar, manteiga, gema de ovo, cogumelos, leite e derivados, entre outros.
- Suplementos: podem ser encontrados em comprimidos, cápsulas ou gotas.
Lembrando sempre da importância de conversar com seu médico, fazer exames regularmente e utilizar o método indicado pelo profissional.