quarta-feira , 28 fevereiro 2024

Como dar entrada na aposentadoria pelo INSS?

Antes de iniciar o processo de aposentadoria é essencial que você saiba alguns pontos importantes que vão te auxiliar até a liberação do benefício. Sabemos que a aposentadoria é um direito garantido por lei para pessoas com deficiência e indivíduos que contribuíram diretamente com a Previdência Social. Veja a seguir mais detalhes e o que você não pode deixar de saber antes de aposentar.

5 pontos importantes sobre o benefício

Entender sobre nossos direitos e como funcionam os trâmites do benefício são excelentes dicas antes de dar entrada na aposentadoria.

  • Melhor momento para pedir aposentadoria

A escolha pelo período de solicitar o benefício é pessoal e depende de cada indivíduo. Entretanto, é importante se atentar às regras e a realização de dois critérios. Inicialmente, deve-se prezar pelo cálculo e o segundo são fatores pessoais.

Pois bem, o cálculo está em torno dos tipos de aposentadorias existentes. Considerar os prós e contras de cada uma vai te ajudar a decidir e escolher um viés do benefício. No cálculo serão considerados períodos de contribuição, levando em conta as atividades executadas. Já os fatores pessoais analisam a sua necessidade de solicitação, se é a curto ou longo prazo.

  • Calculadora do INSS

Atualmente, o Governo Federal conta com uma calculadora na qual analisa a vida previdenciária do trabalhador. O acesso é gratuito e todas as informações podem ser acessadas através do site ou do aplicativo Meu INSS.

Você vai inserir todos os dados pedidos, assim como ano de nascimento e período de contribuição. As faixas salariais também serão pedidas a fim de fazer a simulação da aposentadoria. Por meio do acesso serão esclarecidas se você está apto para se aposentar ou quanto tempo resta de contribuição.

  • Documentos para solicitação

Se aposentar é um sonho de muita gente. Mas você sabe o que precisa fazer e quais são os documentos para solicitação do benefício? Levar a documentação errada pode atrasar ou dificultar a liberação da sua aposentadoria. Os documentos principais são:

  1. RG;
  2. CPF;
  3. Comprovante de Residência;
  4. Carteira de Trabalho;
  5. CNIS;
  6. Carnê de contribuição.

Outros documentos poderão ser solicitados a depender da aposentadoria. Busque o seu advogado para melhor informar.

  • Tipos de aposentadoria

Depois da Reforma da Previdência houveram mudanças na aposentadoria. Saber quais os tipos é essencial neste processo. Atualmente são 4 tipos principais: Tempo de Contribuição, pontos, Especial e Idade Urbana.

A aposentadoria por tempo de contribuição inseriu as chamadas regras de transição. Sendo assim, é preciso analisar o histórico do trabalhador a fim de identificar sobre qual via pode pedir o benefício. Pelo site do Meu INSS você também conseguir informações sobre o 13° salário INSS.

  • Quais são as regras de transição?

As regras de transição são espécies de pedágio da aposentadoria. Ao todo são 6 e varia a depender da vida previdenciária do trabalhador. São elas: Por pontos, por idade, idade progressiva, pedágio de 50%, pedágio de 100% e aposentadoria especial.

Sobre Redação Resumo Virtual

Somos um portal independente, reunimos o resumo de informações importantes para você não precisar ficar perdendo tempo pesquisando.

Veja também

Qual a origem de vazamentos em telhados?

Saiba quais as origens de vazamentos de água nos telhados, podendo ser causados por telhas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *