Como Escrever um TCC Digno de Nota 10?

É chegado o momento de se matricular no penúltimo semestre do curso de graduação na universidade. O desejo de formar o mais breve possível e conquistar o diploma é notável e evidente. Finalmente, chegou a horar de encarar a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, principal projeto acadêmico do estudante universitário. Assim sendo, surge a pergunta: como escrever um TCC digno de nota 10? Quem está estudando arduamente durante 4 ou 5 anos não quer perder o foco em desenvolver uma monografia de alto nível, não é mesmo? A verdade é que muitos estudantes deixam para elaborar seus TCCs na reta final do semestre.

Ao iniciar o planejamento do TCC, primeiramente, é preciso ter clareza na escolha do tema. É recomendável elaborar um mapa mental do curso de graduação contendo suas correspondentes subáreas. Assim, o estudante poderá identificar mais facilmente a subárea que ele tem identificação e afinidade, facilitando a seleção do tema de TCC. Escolhendo uma temática que o aluno goste e tenha total interessevai facilitar a escrita do trabalho acadêmico, pois o discente vai apresentar maior motivação, energia e entusiasmo no desenvolvimento do TCC.

Escolher um bom professor orientador é fundamental. Tenha ciência de que o docente que vai te orientar seja uma pessoa presente no esclarecimento de dúvidas sobre a elaboração da monografia ao longo do semestre, te direcione pelo caminho adequado quando você não souber para onde ir e lhe forneça o feedbackmínimo necessário para que seu trabalho de conclusão de curso possa chegar nas mãos da banca examinadora com altas chances de aprovação. A afinidade com algum professor do seu curso de graduação já ajuda na escolha dele como orientador, uma vez que deve haver uma boa relação entre docente e discente para que a escrita do seu TCC possa evoluir e receber bons elogios na hora da defesa.

Para que o TCC possa ser escrito com chances de tirar nota 10, domine todo o conhecimento que envolve o seu Trabalho de Conclusão de Curso. Nesse caso, você precisa levantar e realizar leitura críticados principais livros, artigos científicos, monografias existentes, dissertações de mestrado e, se possível, até teses de doutorado. Quanto mais referências consultadas, e reconhecidamente citadas por outros autores, maior tende a ser a qualidade do seu trabalho acadêmico. Para buscar os documentos acadêmicos que vão embasar sua monografia, você pode utilizar o Google Acadêmico (também chamado de Google Scholar). Lembre-se de buscar os documentos acadêmicos pelas palavras-chave que possui alto grau de relação com a temática do seu TCC. Coloque tais palavras-chave no título que você encontrará os artigos científicos mais adequados para seu Referencial Teórico.

Sobre Redação Resumo Virtual

Somos um portal independente, reunimos o resumo de informações importantes para você não precisar ficar perdendo tempo pesquisando.

Veja também

ABC da Diversão: Atividades Criativas para Alfabetização

A fase inicial da jornada educacional é crucial para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *